

Supply Chain 4.0
A logÃstica é a área da empresa responsável por todas as atividades do fluxo de materiais, produtos e informações do supply chain. Os custos logÃsticos são representativos, compondo, em média, cerca de 10% da receita lÃquida das empresas. Este setor possui um papel estratégico na busca pela vantagem competitividade
Supply Chain na Prática
O 'Supply Chain 4.0' introduziu a automação nos processos de logÃstica e cadeia de suprimentos, explorando análises preditivas para melhor combinar o fornecimento com a demanda, otimizando as operações e usando as tecnologias mais recentes para entrega de última milha, como drones e robôs autônomos. Supply Chain 4.0 apresenta novos métodos, técnicas e sistemas de informação que apoiam a coordenação e otimização de processos logÃsticos, redução de custos operacionais, bem como o surgimento de serviços e processos de negócios totalmente novos, apoio a estratégias de compras e analises .
Ele considera as mais recentes tecnologias e métodos de pesquisa operacional disponÃveis para apoiar práticas logÃsticas inteligentes, integradas e sustentáveis com foco em automação, big data, Internet das coisas, CPS, dispositivos e sistemas de apoio à decisão para transporte, armazenagem, compras e logÃstica. Ele também destaca os requisitos do mercado e inclui estudos de caso de aplicações de ponta de inovadores no setor de logÃstica.
É interessante observar que 30 a 40 anos atrás o mundo era bastante diferente em relação as últimas décadas do século XX, onde foi caracterizado pela estabilidade do crescimento da economia mundial em muitos paÃses. Novos mercados, novas Fontes de recursos e fornecedores estavam sendo desenvolvidos. Este foi o perÃodo de criação do conceito de Supply Chain, quando houve uma articulação sobre os benefÃcios do aumento da colaboração interna nas empresas (interdepartamentais) .
Novas ferramentas e técnicas foram desenvolvidas ou mais bem exploradas impactando na prática da gestão. O movimento Just in time tinha começado e estes princÃpios foram amplamente implementadas nas indústrias e redes logÃsticas. O uso da tecnologia da informação transformou a habilidade de gerir problemas complexos de suprimento e demanda, de fato este foi o perÃodo do surgimento de alguns termos como revolução industrial 3.0 com uso intenso de computador e do desenvolvimento da internet, isto foi precedido pela primeira revolução industrial com o uso do vapor e da segunda revolução industrial pelo uso da energia elétrica.
A indústria 4.0 teve sua ideia originada no inÃcio do século 21, quando uma iniciativa do governo alemão aplicou uma diversidade de inovações incluindo automação, uso da inteligência artificial, o desenvolvimento da conectividade como a internet das coisas (IoT) e computação em nuvem. O objetivo pretendido da indústria 4.0 era permitir o aumento da agregação de valor aos clientes com soluções customizadas e em grande escala, usando poucos recursos.
Alguns princÃpios para uma ampla utilização ou aplicação da indústria 4.0.
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Interoperabilidade - Permite a comunicação através da internet das coisas entre pessoas, máquinas e Sistemas Cibernéticos FÃsicos (CPS).
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Virtualização - Processos fÃsicos são monitorados por sensores e dados são gerados onde poderão ser usados para criar modelos virtuais.
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Descentralização - CPS são capazes de tomar decisões autônomas gerando relatórios baseados apenas nas exceções.
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Capacidade em tempo real : Através de sensores, código de barra QR code, RFID , TAGS e outros meios, a performance dos sistemas e processos poderão ser constantemente monitorado e rastreado.
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Orientado a serviços -Através da computação em nuvem e outros mecanismos os CPS poderão atuar como serviços.
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Modularidade - Sistemas modulares permitem uma adaptabilidade rápida às mudanças requeridas através de uma capacidade Plug and play.